quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Guerra contra a Democracia


The War on Democracy (2007)
John Pilger

"Desde 1946, os Estados Unidos têm tentado derrubar 50 governos, muitos deles democracias. Durante esse processo, 40 países foram atacados e bombardeados. Causando a perda de inúmeras vidas."


The War on Democracy é um documentário de 2007 realizado por Christopher Martin e John Pilger.
O documentário centra-se na intromissão dos EUA nos assuntos políticos da América Latina, grande parte da temática desenvolve-se em volta da figura de Hugo Chávez na Venezuela.
Igualmente se descreve a participação da CIA nos golpes de estado contra Jacobo Arbenz na Guatemala e Salvador Allende no Chile.
Também se aborda o tema da situação económica no Chile depois da ditadura de Augusto Pinochet e a ascensão de Evo Morales na Bolívia.


Award winning journalist John Pilger examines the role of Washington in America's manipulation of Latin American politics during the last 50 years leading up to the struggle by ordinary people to free themselves from poverty and racism. Since the mid 19th Century Latin America has been the 'backyard' of the US, a collection of mostly vassal states whose compliant and often brutal regimes have reinforced the 'invisibility' of their majority peoples. The film reveals similar CIA policies to be continuing in Iraq, Iran and Lebanon. The rise of Venezuela's Hugo Chavez despite ongoing Washington backed efforts to unseat him in spite of his overwhelming mass popularity, is democratic in a way that we have forgotten or abandoned in the west. True Democracy being a solid 80% voter turnout in support of Chavez in over 6 elections.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Da Servidão Moderna

De la Servitude Moderne (2009)
Jean-François Brient

O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente.
Alguns esperarão encontrar aqui soluções ou respostas feitas, tipo um pequeno manual de "como fazer uma revolução?" Esse não é o propósito deste filme. Melhor dizendo, trata-se mais exatamente de uma crítica da sociedade que devemos combater.


Não precisamos de um guru que venha explicar à nós como devemos agir: a liberdade de ação deve ser nossa característica principal. Aqueles que desejam permanecer escravos estão esperando o messias ou a obra que bastando seguir-la ao pé da letra, libertam-se.

"Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria."

Schopenhauer

O texto e o filme são isentos de direitos autorais, podem ser recuperados, divulgados, e projetados sem nenhuma restrição. Inclusive são totalmente gratuitos, ou seja, não devem de nenhuma maneira ser comercializados. Pois seria incoerente propor uma crítica sobre a onipresença das mercadorias com outra mercadoria. A luta contra a propriedade privada, intelectual ou outra, é nosso golpe fatal contra a dominação presente. Este filme é difundido fora de todo circuito legal ou comercial, ele depende da boa vontade daqueles que asseguram sua difusão da maneira mais ampla possível. Ele não é nossa propriedade, ele pertence àqueles que queiram apropriar-se para que seja jogado na fogueira de nossa luta.
Jean-François Brient e Victor León Fuentes




quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Zeitgeist Moving Forward



Zeitgeist Moving Forward (2011)
Peter Joseph

O documentário é organizado em quatro partes sucessivas. Dentro de cada parte é uma mistura de entrevistas, narração e sequências animadas.

  • Parte I: Natureza Humana
  • Parte II: Patologia Social
  • Parte III: Projeto Terra
  • Parte IV: Ascensão

Entrevistados:
Dr. Robert Sapolsky, Dr. Gábor Máté, Richard Wilkinson, Dr. James Gilligan, Dr. John McMurtry, Michael Ruppert, Max Keiser, Dr. Behrokh Khoshnevis, Dr. Adrian Bowyer,Jacque Fresco, Roxanne Meadows, Dr. Colin J. Campbell, and Jeremy J. Gilbert.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Zeitgeist Addendum


Zeitgeist Addendum (2008)
Peter Joseph

O filme começa e termina com trechos de um discurso de Jiddu Krishnamurti. O restante do filme é narrado por Peter Joseph e dividido em quatro partes, cada uma precedida de uma citação no ecrã de um estudioso notável: Krishnamurti, John Adams, Bernard Lietaer, e Thomas Paine, respectivamente.

A primeira parte trata do funcionamento do sistema monetário norte-americano, citando um manual produzido para a estruturação do Federal Bank, intitulado `Modern Money Mechanics`. É explicada toda a lógica de funcionamento do sistema monetário americano, considerando a aplicação de juros, a criação do Greenback, a falta de lastro, as relações de empréstimo e o controle político por trás deste sistema.

A segunda parte trata do chamado ´assassinato econômico´, um grande sistema de controle neoliberal que é desenvolvido por grandes grupos econômicos mundiais centralizado nos Estados Unidos, através de políticas intervencionistas (muita vezes mediados por BIRD e ONU) e a ação de "chacais" (agentes contratados para corromper governos locais) sobre países financeiramente dependentes após a Segunda Guerra Mundial e a Bretton Woods. Há um depoimento de um ex-agente chamado John Perkins, o qual afirma que participou de algumas destas empreitadas no Equador, Panamá e outros. O filme sugere o termo ´Corporatocracy` para este movimento. A Al Qaeda é citada como uma organização fictícia, assim como o uso do termo "terrorista" para denominar qualquer pessoa que potencialmente ameace os interesses deste mesmo sistema.

A terceira parte menciona o trabalho de um projeto intitulado ´Venus Project´, conduzido pelo designer e arquiteto Jaques Fresco (contemporâneo de Buckminster Fuller), pregando a eliminação de instituições sociais básicas como a religião, a política, o sistema monetário, e defendendo a tecnologia como caminho de desenvolvimento humano. Nesse sentido, há talvez abordagens utópicas e positivistas. Fresco apresenta uma série de desenhos e maquetes para explicar algumas de suas idéias; soluções como a produção de energia geotérmica, eólica e outras, são citadas como alternativas há muito viáveis para substituir completamente o uso de combustíveis fósseis.

A quarta parte, retoma as partes anteriores, sugerindo algumas ações a serem tomadas e explica um pouco da chamada ´revolução pela consciência´.

domingo, 11 de agosto de 2013

Zeitgeist


Zeitgeist (2007)
Peter Joseph

Este documentário aborda temas comoCristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve).
O filme é estruturado em três seções:

  • Primeira parte: "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história já contada") - Aos 13 min
  • Segunda parte: "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco") - Aos 40 min
  • Terceira parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se importem com os homens atrás da cortina")- À 1 h 14 min
OBS: O filme começa "mesmo" depois dos cinco minutos.