terça-feira, 13 de agosto de 2013

Zeitgeist Addendum


Zeitgeist Addendum (2008)
Peter Joseph

O filme começa e termina com trechos de um discurso de Jiddu Krishnamurti. O restante do filme é narrado por Peter Joseph e dividido em quatro partes, cada uma precedida de uma citação no ecrã de um estudioso notável: Krishnamurti, John Adams, Bernard Lietaer, e Thomas Paine, respectivamente.

A primeira parte trata do funcionamento do sistema monetário norte-americano, citando um manual produzido para a estruturação do Federal Bank, intitulado `Modern Money Mechanics`. É explicada toda a lógica de funcionamento do sistema monetário americano, considerando a aplicação de juros, a criação do Greenback, a falta de lastro, as relações de empréstimo e o controle político por trás deste sistema.

A segunda parte trata do chamado ´assassinato econômico´, um grande sistema de controle neoliberal que é desenvolvido por grandes grupos econômicos mundiais centralizado nos Estados Unidos, através de políticas intervencionistas (muita vezes mediados por BIRD e ONU) e a ação de "chacais" (agentes contratados para corromper governos locais) sobre países financeiramente dependentes após a Segunda Guerra Mundial e a Bretton Woods. Há um depoimento de um ex-agente chamado John Perkins, o qual afirma que participou de algumas destas empreitadas no Equador, Panamá e outros. O filme sugere o termo ´Corporatocracy` para este movimento. A Al Qaeda é citada como uma organização fictícia, assim como o uso do termo "terrorista" para denominar qualquer pessoa que potencialmente ameace os interesses deste mesmo sistema.

A terceira parte menciona o trabalho de um projeto intitulado ´Venus Project´, conduzido pelo designer e arquiteto Jaques Fresco (contemporâneo de Buckminster Fuller), pregando a eliminação de instituições sociais básicas como a religião, a política, o sistema monetário, e defendendo a tecnologia como caminho de desenvolvimento humano. Nesse sentido, há talvez abordagens utópicas e positivistas. Fresco apresenta uma série de desenhos e maquetes para explicar algumas de suas idéias; soluções como a produção de energia geotérmica, eólica e outras, são citadas como alternativas há muito viáveis para substituir completamente o uso de combustíveis fósseis.

A quarta parte, retoma as partes anteriores, sugerindo algumas ações a serem tomadas e explica um pouco da chamada ´revolução pela consciência´.

Nenhum comentário:

Postar um comentário